segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Heber quer doação de material de construção às famílias carentes de Votorantim

:...29-09-14...:

Nos últimos anos o setor da construção civil teve um crescimento acima de 10% no Brasil. O ritmo nos canteiros de obras vem de forma acelerada contribuindo para que o setor mantenha-se aquecido. Na mesma velocidade, as sobras de materiais de construção vêm crescendo e se avolumando, obrigando os municípios a criarem situações para destinação desse tipo de material. Ainda, estima-se que 30% dos materiais que entram na obra retornam em forma de entulho, causando grande impacto ao ambiente se não for tratado de forma correta.
Uma das saídas apontadas pelo vereador Heber Martins (PDT), presidente da Câmara, é a doação das sobras desses materiais às famílias carentes inscritas num programa social. Dessa ideia nasceu o Projeto de Lei 052/14 apresentado no legislativo, que propõe que a Prefeitura de Votorantim receba, armazene e distribua os materiais às pessoas carentes e entidades beneficentes ou habitacionais do município.
Segundo levantou Heber Martins, com o grande número de construções hoje na cidade, muitos proprietários das obras depois de finalizada, buscam se livrar dos restos dos materiais, principalmente em condomínios. “Uma das formas é através de caçamba que retira esse material e descarta nos aterros”.
O parlamentar já presenciou o descarte de pisos, areia, pedriscos entre outros itens que, na sua vontade, deveriam ser doados às pessoas carentes. “Vejo essa proposta como uma forma de colaborar com a política pública de habitação. Isso porque muitas famílias têm seu terreno, seu teto, mas sem condições de finalizar a sonhada casa”, comentou.
Se entrar em vigência, a Lei também colaborará para diminuir a quantidade de areia, pedras e demais materiais que ficam armazenados nas calçadas, atrapalhando a mobilidade urbana.
O Projeto de Lei foi lido em plenário e seguiu para análise das Comissões Permanentes e pelo jurídico da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário