quarta-feira, 25 de maio de 2016

Câmara aprova Moção de Apelo direcionada à Região Metropolitana de Sorocaba

Na última terça–feira (24), o Legislativo de Votorantim aprovou por unanimidade, a Moção de Apelo n°001/16, de autoria do vereador Heber Martins (PDT) direcionada ao Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e ao Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Antônio Carlos Pannunzio.
Esse conselho foi criado por lei, aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e sancionado pelo Governador Geraldo Alckmin, para trazer inúmeros benefícios para os 27 municípios envolvidos entre eles Alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Piedade, Porto Feliz, Salto, São Roque, Sarapuí, Sorocaba e Votorantim.
Durante a sessão plenária, Heber frisou sobre o principal objetivo da RMS que seria proporcionar melhorias para o desenvolvimento da cidade, qualidade de vida dos munícipes e solucionar problemas comuns dessas 27 cidades. “No entanto, a RMS não cumpre com sua proposta e existe um impasse, pois não observamos melhorias trazidas pela RMS, ou seja, talvez falte uma melhor administração e mais empenho dos envolvidos diretamente, para assimilar os problemas de cada cidade e de toda a região e propor as soluções necessárias para um melhor funcionamento e desenvolvimento dos municípios”, concluiu Heber.
Segundo o parlamentar, dentro do que a RMS se propõe a fazer, existem alguns pontos que necessitam de uma atenção especial, entre eles; a preservação da Represa de Itupararanga que abastece mais de um milhão de pessoas, bem como, a integração dos transportes intermunicipais, melhorias nas rodovias e suas vicinais (ligação entre as cidades), a SP-264, SP-79 e Trevo da Morte são questionamentos também levantados. Heber também sugeriu para que seja estudada a possibilidade de municipalizar as rodovias que cortam os municípios da RMS, pois para o parlamentar, o Departamento de Estrada de Rodagens (DER) não cumpre com suas devidas obrigações.
É importante destacar que o vereador apontou também algumas necessidades como, por exemplo, da região de Piedade e Ibiúna cidades que são consideradas umas das maiores produtoras do Agronegócio, que precisa de investimentos para as vicinais e, consequentemente, melhorar a logística. Outro fator importante é referente à análise do plano integrado de sustentabilidade (aterros sanitários, aterro de inertes, reciclagem) e destacou sobre a importância de realizar melhorias e expansão no sistema de saúde, na criação de Leis direcionada à implantação de novas indústrias para incentivar a vinda e garantir a permanência das que já estão nas cidades, bem como, a regularização fundiária de toda a RMS para beneficiar a receita dos municípios.
Já, a implementação de novas Universidades Federais, Estaduais e Centros Técnicos de Ensino, bem como, a Integração da Cultura e de politicas públicas foram fatores apontados por Heber para dar assistência aos jovens e a ampliação das Varas Judiciais, bem como, a conclusão do Presidio Feminino, que entrou como prioridades para ser analisado pela RMS, quando iniciou as obras em 2010 e, no entanto apenas consumiu milhões dos cofres públicos.
Heber detalhou sobre a importância de atrair o público jovem para auxiliar no desenvolvimento das cidades. “O principal objetivo da RMS é criar soluções e integrações entre os municípios envolvidos, mas para isso precisamos trabalhar, pois os jovens são atraídos por cidades grandes e desenvolvidas que oferecem novas alternativas e possibilidades, caso isso continue, as cidades só tem a perder, por outro lado, com um bom funcionamento da RMS este jovens ficariam em suas cidades e contribuiriam para o seu desenvolvimento”, relatou o parlamentar.
Para que a Região Metropolitana de Sorocaba torne-se dinâmica e obtenha respaldos positivos, o vereador ainda sugeriu que as nomeações sejam direcionadas às pessoas com conhecimentos técnicos mais aprofundados para permanecer na direção e apresentar ideias inovadoras com o intuito de interagir com a população para verificar quais são reais necessidades, compartilhar as sugestões e possíveis soluções por meio de debates e discussões, para assim encontrar soluções práticas e cabíveis para que os munícipes da região possam ser beneficiados por meio desta comissão que, infelizmente até o momento não surtiu nenhum efeito benéfico ou resultado positivo para a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário