sábado, 16 de junho de 2012

ALUNOS LEVAM ARTE DE CONFECÇÃO DE ECOBAGS PARA CASA


O município de Votorantim trabalha com ações de conscientização em prol do meio ambiente. A não distribuição gratuita de sacolas plásticas em supermercados de todo o Estado de São Paulo estimulou as escolas municipais a trabalhar a confecção de ecobags nas oficinas de Educação em Tempo Integral.

Os estudantes do 4° e 5° anos pintam e bordam sacolas originais, e outras inspiradas por artistas, como a ilustradora Djanira da Motta e Silva. Para a confecção das sacolas, os alunos assistiram ao documentário “Lixo Extraordinário” que mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz. O objetivo era mostrar como reaproveitar os objetos e evitar o desperdício.

E tem gente levando a sério a proposta. Débora Pereira, 10 anos, aluna da escola Célia Pieroni, no bairro Itapeva, levou a idéia para casa que virou também renda para a família. “Meus pais estão orgulhosos. Aprendi na escola como é importante preservar o meio ambiente, ter conscientização ambiental e ainda ajudar na economia da família”.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, os prejuízos ambientais causados pelo descarte incorreto das sacolinhas são altos. O material demora mais de 100 anos para se decompor e no Brasil, são utilizadas anualmente cerca de 12 bilhões de sacolas plásticas. No caso de São Paulo, serão sete bilhões de sacolas que deixarão de ser jogadas no meio ambiente.

No Programa Municipal de Coleta Seletiva de Votorantim, desde o mês de janeiro quando a acordo passou a ser vigente, houve uma redução de mais de 80% no recolhimento deste material. A coordenação do programa de coleta de recicláveis, explica que além dos danos ao meio ambiente, a sacolinha não gerava lucro aos catadores, já que o quilo valia metade do valor arrecadado com a mesma quantidade de garrafas pet.

Além disso, a Coleta Seletiva, mantida pela Prefeitura através da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, informa que o morador pode requerer sacos de ráfia para o armazenamento dos objetos recicláveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário