sábado, 16 de junho de 2012

Projeto de Lei n° 039/12


Vereador Heber apresentou na Câmara Municipa o Projeto de Lei que institui a campanha permanente de incentivo à participação dos pais na vida escolar dos filhos, nas escolas municipais e particulares de Educação Infantil de Votorantim. 


O projeto pretende priorizar a orientação de forma permanente, para que os pais alertem, acompanhem e ensinem aos seus filhos a importância do estudo. Ao mesmo tempo, as escolas municipais e particulares de Educação Infantil deverão convocar os pais ou responsáveis, duas vezes por semestre, de acordo com seu calendário, quando a escola ficará aberta em tempo integral, para os pais participarem de oficinas e palestras, e conhecerem as dependências das escolas. 

Levando em consideração que a responsabilidade principal pela Educação é do Governo e das Secretarias Estaduais e Municipais e, após a assinatura do termo de Adesão ao Movimento “Todos Pela Educação” assinado em maio de 2008, passou-se a enfatizar a co-responsabilidade de todos na Educação intensificando como objetivos principais, o incentivo ao envolvimento dos pais no acompanhamento da Educação dos filhos, por meio de ações de comunicação e o incentivo à participação da iniciativa privada no processo de apoio às escolas. 

Pesquisas realizadas por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) também comprovaram que o acompanhamento familiar eleva as notas dos alunos, resultando em melhor aproveitamento escolar, considerando o fato de que o dever de casa repercute direta ou indiretamente na avaliação; vale nota ou pontos somados à nota final, ou serve como treino para os testes. 

“O dever de casa tem sido pouco pesquisado diante da importância, no cotidiano das relações família/escola. Embora seja uma prática cultural que há muito integra a divisão de trabalho educacional entre essas instituições, não tem sido devidamente problematizado em suas concepções, práticas e implicações, seja para a vida familiar, seja para o trabalho docente. Sendo assim, a campanha permanente que propomos por meio deste projeto, terá como propósito orientar e incentivar os pais a participarem da vida escolar de seus filhos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário